APROVEITAMENTO DE ÁGUA

De toda a água disponível noplaneta 97,5% é salgada e 2,5% é águadoce (calotes polares, atmosfera, água subterrânea, rios e lagos), desses 2,5 % está disponível parautilização humana, ou seja, para consumo(após o devido tratamento). Distribuição de água no planeta é hoje um fato comprovado que o volumede água doce e limpa está a diminuir em todas as regiões do mundo. Reaproveitar a água da chuva e a água de chuveiros, pias, máquinas de lavar vai se tornar em pouco tempo uma questão de sobrivivência e certamente leis de incentivo serão criadas para facilitar a aquisição e implantação desses sistemas.

Para o reaproveitamento de água da chuva é preciso construir um sistema para captação, filtragem e armazenamento da água. A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada. Junto a esse reservatório, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos, e uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d'água elevada separada da caixa de água potável. Embora não seja própria para beber, tomar banho ou cozinhar, a água de chuva tem múltiplos usos numa residência. Entre eles, a rega de canteiros e jardins, limpeza de pisos, calçadas e playground e lavagem de carros (gastos que representam cerca de 50% do consumo de água nas cidades), além de descarga de banheiros e lavagem de roupas. Para isso, no entanto, é preciso alterar as tubulações já existentes e construir um sistema paralelo ao da água potável. .

 

A SIATRON AUTOMAÇÃO em parceria com com empresas do ramo, instalam sistemas de reaproveitamento de água automatizada em Belo Horizonte e em todo estado de Minas Gerais.

Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail alexandre@siatron.com.br