ENERGIA SOLAR

A energia solar se caracteriza como inesgotável e é considerada uma alternativa energética muito promissora para enfrentar os desafios da expansão da oferta de energia com menor impacto ambiental. As aplicações práticas da energia solar podem ser divididas em dois grupos: energia solar fotovoltaica, processo de aproveitamento da energia solar para conversão direta em energia elétrica, utilizando os painéis fotovoltaicos e a energia térmica (coletores planos e concentradores) relacionada basicamente aos sistemas de aquecimento de água.

Aquecimento Solar

O aquecimento solar é o uso de energia solar para o aquecimento de água para banho, piscina e processos industriais, interessante ser uma fonte energética abundante e gratuita. O aquecimento de água pela utilização de coletores solares tem representado, assim como as células fotovoltaicas, uma das aplicações de maior viabilidade de uso, residencial ou industrialmente.

Para aquecer água com energia solar são utilizados os coletores, e os sistemas de aquecimento geralmente possuem mais de um, ligados em paralelo por um armazenador térmico de cobre ou inox e tubos para condução de calor, geralmente o CPVC (copolímero vinílico). O regime de trabalho mais utilizado é o de termosifão, mas fluxo forçado também tem uso considerável. Os coletores dividem-se em dois grupos: os planos e os alternativos, onde os planos tem maior utilização. Em geral são constituídos por tubos absorvedores de cobre e chapa absorvedora de cobre ou alumínio, fechados por uma placa de vidro e isolados termicamente por lã de vidro. Normalmente esta grade absorvedora é construída com configuração em paralelo.

Iluminação de jardim solar

Gerar energia solar pra abastecer toda a casa já é uma realidade no mundo atual. No Brasil, o potencial de energia fotovoltaica é imenso, dados seus altos índices de radiação solar. Atualmente, os governos e as concessionárias de serviços públicos são os principais investidores, utilizando painéis fotovoltaicos em sinalização e fiscalização rodoviárias, iluminação pública, telecomunicações e outros. Infelismente o custo de implantação ainda é muito alto para casas residenciais e o retorno geralmente aparece após 15 anos. Mas um meio termo pode ser feito com um custo menor, existem hoje no mercado, uma série de luminárias solares feitas para jardins, elas não necessitam de fiação facilitando bastante a instalação. 

 

A SIATRON AUTOMAÇÃO em parceria com empresas do ramo, vende e instala aquecedores solares e luminárias de jardim em Belo Horizonte e toda região metropolitana, para maiores informações entre em contato pelo e-mail alexandre@siatron.com.br