AUTOMAÇÃO DA IRRIGAÇÃO

A irrigação inteligente deixou de ser apenas um recurso de grandes produtores agrícolas. Com o problema de escassez de água no planeta, até mesmo as pequenas lavouras e os projetos de paisagismos das casas residenciais são obrigados a procurar cada dia mais, recursos capazes de minimizar o desperdício. A preocupação com o meio ambiente e a utilização otimizada da água torna os sistemas de irrigação automatizados para paisagismo de extrema importância para o uso racional da água e melhoria da qualidade de vida nas áreas urbanas. Além da economia de água, um outro beneficio seria a substituição da mão de obra pela tecnologia, com a automação da irrigação, regas que seriam feitas ao longo do dia e até mesmo a noite não necessitam da intervenção humana.  

A Irrigação Automatizada é, basicamente, um sistema onde culturas, jardins e gramados são irrigados em dias e horários pré-programados, com a duração de tempo determinado para atender as necessidades específicas de cada área e do tipo de vegetação. Um sensor de chuva instalado na residência, evita que regas sejam feitas  sem necessidade.  

Uma central controla as válvulas de toda irrigação da casa e pode ser dividida em várias zonas dependendo do tipo de plantas cultivadas. Além disso é possível ligar e desligar a irrigação através de dispositivos mobiles (tablets e celulares).


Além de jardins convencionais, a irrigação automatizada pode ser usada para hortas, jardins verticais, campos gravados e até mesmo telhado verde